sábado, 9 de outubro de 2010

Transposição das Águas do Rio São Francisco

A grande maioria dos barasileiros acredita que a transposição das águas do Rio São Francisco trará benefícios para os nordestinos sofridos e maltratados pela seca. Essa crença é produto de um discurso disseminado pelo governo federal, que sempre traz uma publicidade distorcida do que realmente está acontecendo no nordeste em relação à transposição do Velho Chico. Os canais construídos para levar água a locais distantes do rio estão provocando um desastre ambiental e prejudicando a vida de milhares de trabalhadores que até  então viviam a sua maneira, precária pode ser, mas viviam bem melhor do que depois da construção dos canais. 


Ao contrário do que se noticia, a transposição beneficia empresas multinacionais produtoras de frutas, que além de causar modificações no curso e na qualidade da água do rio, levam a exploração para milhares de pessoas, que não tendo outra saída, trabalham no plantio e na colheita de frutas com salários baixíssimos. É a mesma história das multinacionais que exploram o trabalho dos sofridos trabalhadores da África, de Cingapura, da Indonésia. É força de trabalho barata, em certa medida, escrava.

Tudo isso acontece com a conivência do governo federal, com verbas públicas que beneficiam única e exclusivamente as multinacionais.

Abaixo, o link de um documentário produzido pela Frente Cearense por uma Nova Cultura da Água - Contra a Transposição das Águas do Rio São Francisco.

http://www.iela.ufsc.br/?page=noticias_visualizacao&id=1387