quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Sócrates dá uma resposta fantástica sobre cuba em entrevista à Folha

Depois de um loooooongo tempo sem aparecer por aqui, bastou um feriado para que um tempinho sobrasse e fosse possível visitar este espaço. 
Aproveito para publicar um trecho da entrevista do ex-jogador Sócrates à Folha de São Paulo. A entrevista foi concedida ao jornal, dias após Sócrates deixar o hospital em que esteve internado com sérios problemas no fígado. O trecho que aqui reproduzo está na página do Partido Comunista Brasileiro - www.pcb.org.br -. Sócrates tem um filho com o nome de Fidel. Incomodado com o fato, assim como uma grande leva de pessoas que desconhecem Cuba e sua história, o repórter da Folha pergunta (!) e tem uma resposta contundente de quem esteve em Cuba e sabe que uma ditadura não faz um povo forte. O povo Cubano é forte. Logo...


27 AGOSTO 2011 
imagemCrédito:Blogdopaulinho.net
Folha: Por falar nisso, em toda essa impressionante onda de carinho que cercou você nesses dias, há também quem diga que de democrata você não tem nada porque deu o nome de Fidel a seu caçula. É mais uma de suas contradições?
Sócrates: De fato, estou tirando muita coisa de positivo neste meu quase nascer de novo. Quanto ao Fidel Castro, símbolo da Revolução Cubana, como Che Guevara, as pessoas estão mal informadas. No nosso país se conhece muito pouco o que acontece fora daqui e mesmo aqui dentro. A estrutura política cubana é extremamente democrática. Eu queria que meu filho nascesse lá, eu queria ser um cubano. Nós estivemos lá agora, nós fomos passear! Peguei minha mulher e fui lá, passear, curtir lampejos de humanidade. Um povo como aquele, numa ilhota, que há mais de 60 anos briga contra um império, só pode ser muito forte, e ditadura alguma faz um povo tão forte. Ditadura não é tempo de serviço, necessariamente é qualidade de serviço. Em Cuba, o povo participa de tudo, em cada quarteirão. E aqui? Pra quem você reclama? Você vota e não tem pra quem reclamar.