domingo, 17 de outubro de 2010

As minas do Chile

Na região de Antofagasta, no Chile, das 300 minas hoje exploradas 277 estão funcionando sem normas de segurança. Essa neglgência ocorre com a conivência do presidente Sebastián Piñera, o novo Pop Star latino americano.
Piñera assumiu o legado da extrema direita deixado por Pinochet e entrega o Chile e todas as suas riquezas naturais aos interesses internacionais.
O presidente socialista Salvador Allende, que governou o Chile até o início da década de 1970, depois foi "golpeado" por Pinochet, em 11 de setembro de 1973, nacionalizou toda a mineração chilena e dizia que o minério era o "salário do Chile". Pinochet, e todos os governos que o sucederam fizeram totalmente o contrário, e praticaram a política repressiva aos trabalhadores e sindicatos.
No Chile, é perigoso fazer greve. Os sindicatos dos mineradores já foram fortes, mas sofreram com os anos da ditadura e hoje tentam se reorganizar. Um mineiro recebe hoje, quando tem sorte, o equivalente a pouco mais de três salários mínimos (262 euros por mês).
As famílais dos mineiros resgatados não podem falar, os minneiros não podem falar...300 mineiros que trabalhavam numa outra mina gritavam após o resgate dos 33: "Piñera, somos 300 aqui".
.