domingo, 30 de agosto de 2009

30 de Agosto - Dia de Luto e Luta dos Educadores e Educadoras do Paraná


Há 21 anos os educadores do Paraná lembram a importante data de 30 de agosto. Em 1988, educadores e educadoreas do Estado do Paraná saíram às ruas para reivindicar o pagamento do piso de três salários mínimos, direito conquistado em outra greve dois anos antes, em 1986. No entanto, o governador do estado Alvaro Dias (então do PMDB) se recusava a cumprir o acordo.
Após chegarem ao Centro Cívico, professores, pais e alunos foram recebidos a cassetetes e bombas de efeito moral. Se não bastassem os cassetetes e as bombas, a cavalaria foi acionada e a violência contra os professores aumentou. A repressão da polícia deixou dezenas de feridos.

Desde então, a data de 30 de agosto passou a ser lembrada como o Dia de Luto e Luta dos Educadores e Educadoras do Paraná. Luto porque Alvaro Dias assassinou o respeito para com os educadores, e Luta porque sempre estaremos lutando em defesa da educação pública. Nesse ano, como o dia 30 foi domingo, as manifestações, os debates e as paralizações serão na segunda-feira, dia 31.


Nenhum comentário:

Postar um comentário